Descubra quais as 3 coisas que o músico não deve fazer nas mídias sociais

30 outubro 2014
30 outubro 2014

Descubra quais as 3 coisas que o músico não deve fazer nas mídias sociais

// CATEGORIA: Marketing 0 Comentários


Comprar seguidores, curtidas e visualizações para youtube

Existem milhares de serviços desse tipo na internet, que prometem te entregar seguidores, curtidas e etc reais, mas na verdade não é isso que ocorre, pois grande parte desses serviços utilizam Robôs, que são perfis em redes sociais criados por computadores e que geralmente rodam em servidores em países Orientais, como Tailândia, China e etc. O maior problema de utilizar estes serviços é que você está apenas desperdiçando seu dinheiro e arruinando sua carreira musical na internet. O pior de tudo é que o engajamento de suas redes sociais serão sempre baixas com relação a quantidade de seguidores, curtidas e etc que você tenha, afinal os fãs que você comprou não estão interessados em seu conteúdo, fazendo com que qualquer publicação que você faça não atinja um número de interações desejada e dificultando no caso do Facebook que fãs reais veja suas publicações, além de aumentar o desperdício de dinheiro quando for promover uma publicação, afinal você estará exibindo um post patrocinado para milhares de fãs falsos. No caso de compra de visualizações o risco é enorme, já vi um caso que o artista tinham um belíssimo vídeo clipe e que até conseguiu atrair uma boa quantidade de fãs reais para assistir seu vídeo, porém caiu na tentação de comprar visualizações, e não teve outro resultado a não ser o aumento significativo das visualizações e poucas semanas depois a exclusão do vídeo do Youtube. E como explicar isso para imprensa? Afinal no caso desse artista o vídeo havia sido publicado em vários canais da imprensa, poucos dias antes de ser excluído. Fica claro agora o risco de se usar estes serviços que prometem aumentar o números de visualizações, fãs e etc. A única coisa que estas empresas fazem é enriquecer a suas custas, sem ao menos lhe dar um retorno sobre seu investimento. Afinal de que adianta ter mais de 1.000 fãs que nunca irão nos teus shows, jamais compraram seus produtos e se quer iram propagar sua mensagem atraindo novos fãs reais.

Enviar mensagens Inbox, adicionar desconhecidos e marcar pessoas em sua publicação no Facebook.

Esta é uma tática usada por muitos, mas que na verdade na maioria das vezes não gera resultados positivos algum e até ao contrário. Enviar uma mensagem privada pedindo para determinada pessoa ouvir sua música, ver seu clipe ou curtir sua página, é extremamente invasivo e inoportuno, ao menos que a pessoa seja intima de você, jamais utilize essa tática. Adicionar desconhecido é algo complicado, afinal nem todos estão dispostos a ter milhares de amigos e compartilhar suas informações com algum desconhecido, evite isso pois ninguém gosta de ser importunado por uma pessoa que não conhece. Marcar pessoas em suas publicações pode ser algo que o tornará conhecido como um verdadeiro CHATO. Você ainda corre o risco de ter sua conta ou publicação denunciado por SPAM, o que pode desativa-la por alguns dias ou exclui-la permanentemente.

Contratar o sobrinho para gerenciar suas mídias sociais

Primeiramente vamos explicar o termo “SOBRINHO”, este termo é usado como referência a “Profissionais” amadores, que não executaram um serviço de qualidade e comprometeram sua reputação nas mídias sociais. Contratar um sobrinho pode ser uma boa ideia no início, porém ele é aquele cara que vai te prometer o céu e a terra a um preço muito baixo, e pra isso vai buscar usar todas as táticas mencionadas acima, muitas das vezes utilizara uma comunicação totalmente fora da sua identidade artística, que comprometera a seriedade do seu trabalho, além de atrair fãs de baixa qualidade.

A Hiperanima produziu um E-book para ajudar o Músico Independente a se posicionar estrategicamente nas mídias sociais. Apresentamos dicas exclusivas que vai levar sua carreira musical a outro patamar.

O guia definitivo do webmarketing para músicos independentes