A essência e história da música

9 março 2015
9 março 2015

A essência e história da música

// CATEGORIA: Música 0 Comentários


A música faz parte do ser humano, desde o tempo paleolítico, a melodia sempre esteve presente nas batucadas dos homens da pré-história. Para ser ter uma idéia a 40.000 anos atrás já surgiam os primeiros instrumentos musicais. Mas acredita-se que a evolução mesmo aconteceu na Grécia, no inicio a música se desenvolveu mais para rituais religiosos e seitas.

Na idade média a igreja católica dominava a Europa, e assim interferia também nas produções musicais, a “canto gregoriano” era o mais conhecido pois era o utilizado nas igrejas, o canto gregoriano foi criado antes de cristo, o nome surgiu em homenagem ao Papa Gregório I.

Logo depois surgiu a música renascentista no século XIV, muitos artistas compunham as musicas no sentido mais universal, para se distanciarem das ideologias da igreja.

Após o surgimento da musica renascentista surgiu a musica barroca, se caracterizava por ser dramática, nesse mesmo período surgiu as operas musicais. Na Alemanha surgia o maior representante da musica barroca, Johan Sebastian Bach.

Posterior ao Barroco, veio a música clássica, palavra que surgiu do latim “classicus”, significa cidadão da mais alta classe, esse período ficou bem conhecido pelas composições de Mozart, Hayden e Beethoven.

As composições do romantismo surgiram junto com a musica clássica, essas composições valorizavam as emoções, Bethoveen foi o percursor e logo em seguida apareceram nomes como Schumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky e Chopin, do Romantismo nasceu o Nacionalismo, no qual os compositores expressavam sentimentos pelo povo. Johan Strauss com a valsa é um exemplo de música do nacionalismo.

Com os avanços tecnológicos e de técnicas musicais, o século XX surge revolucionando os meios musicais, com novas tendências de música eletrônica, estilos como Hip Hop, Funk, a maioria com estilos pessoais e característicos do local.

No século XXI temos uma grande safra musical, a tecnologia se expandiu e hoje se torna quase impossível não ver alguém com um fone no ouvido, a música se tornou necessidade pessoal, cada um com seu estilo preferido e formas de expressão, se percebe que existe espaço para todos os gostos, desde música clássica ao funk. O importante é respeitar cada espaço, e cada gosto musical.