5 passos para fazer um lançamento de sucesso no Spotify
5 passos para fazer um lançamento de sucesso no Spotify
// CATEGORIA: Marketing, Marketing Musical, Spotify 0 Comentários1 – Planeje antecipadamente o seu lançamento
Esta é a fase mais importante de todas, muitos a ignoram, mas um bom planejamento pode evitar muita dor de cabeça.
Um planejamento bom só é possível com uma boa pesquisa previamente realizada para entender seu público-alvo e sua atual situação no mercado. Neste planejamento deve conter todas as informações dos passos que você dará para o lançamento da sua música, orçamento, quem será responsável pelas tarefas, prazos, estratégias e etc.
2 – Distribua sua música com 30 dias de antecedência
Para que você execute um bom lançamento no Spotify é fundamental que sua música seja distribuída com bastante antecedência, se possível antes mesmo de 30 dias. Existe um prazo até que sua música fique disponível na plataforma Spotify a partir do momento que ela é enviada pela distribuidora, geralmente leva 3 dias dependendo da distribuidora ou gravadora.
O prazo mínimo recomendado pelo Spotify é de 7 dias de antecedência para que sua música seja considerada pela curadoria do Spotify. Uma dica importante é programar seu lançamento para sexta-feira, assim sua música entrará no release radar que é atualizado para cada usuário na sexta-feira. Além deste prazo devemos considerar o tempo mínimo necessário para executar o próximo passo que é o Pré-Save.
3 – Utilize uma ferramenta de pré-save
Neste passo é importante salientar que nem todas distribuidoras ofertam a ferramenta de pré-save gratuitamente, então fique atento e verifique isso com responsável, caso contrário terá que contratar uma ferramenta externa.
O Pré-Save é uma ferramenta onde a pessoa clica para salvar sua música antes do lançamento. Esta é uma parte fundamental da estratégia de um lançamento de sucesso no Spotify, para que se possa criar algo que estimule seus fãs a executarem o pré-save de sua música, o ideal é que se faça um sorteio ou concurso. Quanto mais pessoas executarem o pré-save melhor, pois você terá mais seguidores em sua página de artista, assim todas as pessoas que executaram o pré-save receberam a notificação quando sua música for lançada, caso tenha sido programado para uma sexta-feira ela entrará no release radar de cada usuário que segue seu perfil. A cada lançamento executando essas dicas aumentará o número de seguidores no spotify, ajudando nos lançamento futuros, já que você não partira do absoluto zero. Para ampliar o alcance do seu pré-lançamento utilize as dicas do passo 5.
4 – Envie sua música para curadoria de playlists do Spotify
Após ter executado o passo anterior e ter trabalhado bem o pré-save, faltando no máximo duas semanas para o lançamento, submeta sua música para curadoria de playlists do Spotify. Esta função você consegue encontrar em seu Spotify For Artists, toda vez que tiver algum lançamento programado irá aparecer em seu painel esta função na aba chamada upcoming.
Mas atenção, vale lembrar que mesmo que se faça esse envio para curadoria, não há garantias de que sua música entrará em playlists oficiais do spotify.
5 — Crie campanhas no Facebook Ads e Intagram Ads
Aqui você deverá criar anúncios para expandir o alcance de sua música, é importante que você também promova o pré-save utilizando o Facebook e Instagram, você pode utilizar-se do Facebook canvas para criar um experiência interativa com seu anúncio. A parte criativa do seu anúncio é tão importante quanto a definição do público-alvo. Promova em seus Stories e Time Line, com o link tanto para o Pré-Save como para página da ferramenta que agrupa alguns serviços de streaming quando ela tiver sido lançada, esta página geralmente é gerada pela distribuidora musical ou é preciso contratar um serviço externo.
É importante utilizar os públicos personalizados no Facebook e Instagram para fazer remarketing futuros, por exemplo quem interagiu com a campanha do pré-save, seja impactado pela campanha do lançamento, além do público semelhantes a este, então crie os parâmetros para o Facebook gravar o público personalizado antes de você iniciar sua primeira campanha, esta função só está disponível no gerenciador de anúncios do Facebook.
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