A estratégia dos 4 Ps do marketing para músicos

7 novembro 2014
7 novembro 2014

A estratégia dos 4 Ps do marketing para músicos

// CATEGORIA: Marketing , , 0 Comentários


A música pode vir a se tornar um negócio lucrativo, desde que seja seguido o caminho certo. A cada dia vemos um novo cantor ou grupo se firmar no mercado, com uma música que acaba entrando para a trilha sonora de uma novela, ou que não para de tocar em uma rádio.

 

Mais o que faz com que isso aconteça?

Bom a sorte pode até ajudar, mas não é somente ela que vai fazer com que o sucesso aconteça da noite para o dia.

A música precisa ser vista como um negocio, não apenas como um hobby, é necessário empenho e dedicação.

Imagine uma empresa começando no mercado, o primeiro passo é fazer uma analise do mercado, entender suas necessidades, e saber quem é público. É necessário ver a necessidade do mercado musical, o que está conseguindo encantar o público, assim explorar o seu diferencial para se destacar no mercado da música.

O músico precisa saber a identidade que irá seguir, ou seja, como ele se posicionara no mercado. É bom que se crie uma marca, um slogan próprio, e fazer o registro dessa marca, para se evitar problemas futuros.

 

Entenda os 4ps do Marketing

Uma das principais estratégias de marketing que se aplica a música também, consiste em trabalhar os 4ps, também conhecidos como Marketing Mix e Composto do marketing que são eles:

Produto – É tudo aquilo que você tem a oferecer a seu público-alvo, a sua música, seus shows, camisas, cds e etc.

Preço – O preço é o quanto você vai cobrar por suas apresentações e demais produtos.

Praça – Refere-se a como você vai distribuir seus produtos. Por exemplo: Em qual região geográfica, plataformas Online ou Off-line você vendera seus shows, cds, músicas, camisas e demais produtos ou serviços.

Promoção – A promoção é como você irá se comunicar com seu público, quais meios você vai utilizar para se promover. As redes sociais se torna a principal ferramenta para promover o trabalho do músico e alcançar o público e a mídia.

É importante que se tenha estratégia envolvendo esses itens, desenvolver o estilo que atraia o público mais sem se esquecer da sua idealidade, personalidade e influências musicais.

O músico será responsável pela imagem que ira transmitir, portando lembre-se quem faz o artista são seus fãs, seja sempre cordial e atencioso. Desmerecer um fã é um passo para o fim de uma carreira.